Deparei-me com uma situação estranha nesta semana, na quinta feira jogando o torneio do Grêmio do IFPB meu time estava um pseudo-atleta do esperando que o arbitro apitasse autorizando a cobrança de um escanteio, o arbitro, por sua vez, acho que ele estava fazendo cera e o puniu com… uma… Reversão de escanteio!?! Como costumava ler a regra de cabo a rabo tive logo certeza absoluta do equivoco do juiz, e claro não o poupei de criticas no meio do jogo, sua primeira explicação foi: “Se existe reversão de escanteio em outros esportes, por que não no futebol de campo?” e após o jogo me disse: “Eu fiz um curso que diz que tinha, e aí?”, retruquei logo: “não tem e trago para você”, mas aí percebi que era uma questão interessante demais para abordar apenas numa competição interna de faculdade e resolvi externar o que pesquisei para vocês.

 

Lei do Tiro de Canto:

A regra do escanteio é bem clara e explicativa na sua definição, como todos aqui devem saber o que é um escanteio então vamos à parte das infrações. Na Regra do tiro de canto temos os procedimentos padrões: bola no quarto de circulo, adversários a 9,15m de distância e que a bola estará em movimento a qualquer toque mesmo que esta não deixe o quarto de circulo. O Detalhe mais interessante é que não existe gol contra em Escanteio! Sobre infrações e sanções a regra faz menção que as únicas infrações a serem marcadas são quando o jogador que cobrou toca na bola mais uma vez (diferenciando os casos em que tocam com a mão ou quando é o goleiro que cobra e toca com a mão fora ou dentro da área). A regra também faz menção que quando um atleta que cobrar o tiro de canto com força excessiva e imprudente contra um adversário para recuperar a bola depois deverá ser marcado falta contra quem cobrou, mas esse quesito fica aberto a muitas interpretações. E no final A REGRA e concluída com “Por qualquer outra infração a esta Regra: • será repetido o tiro de canto”

 

Ou seja, não existe em hipótese alguma possibilidade de reverter um escanteio, demoras e ceras então devem ser punidas com cartões e só. Mas como diz o grande Arnaldo César Coelho, também se deve usar o bom senso, pois se uma equipe não quiser cobrar um escanteio para travar o jogo a única punição possível é expulsar todos os jogadores? Enfim, conhecer e interpretar as regras do futebol não é fácil, mas aqui faremos o máximo para com clareza e tranquilidade explorar as regras, suas falhas e suas curiosidades.

 

Com a palavra os profissionais


@LeonardoGaciba Leonardo Gaciba 

se ele estava realmente demorando, deveria receber cartão amarelo, e sim cobrar o escanteio, mas não reversão.

 

@CoelhoArnaldoC Arnaldo Cezar Coelho

reversão em tiro de canto,o arbitro inventou amigo…

 

@SimonApito Carlos Eugênio Simon

Não. A regra não permite.Abraço


******


  1. minecraft disse:

    This is my first time pay a visit at here and i am in fact impressed to read all at one place.

  2. minecraft disse:

    I’m extremely inspired with your writing abilities and also with the structure for your blog.
    Is that this a paid subject or did you customize it yourself?
    Either way stay up the nice quality writing, it is uncommon to see
    a nice weblog like this one these days..

  3. minecraft disse:

    Hello! Do you use Twitter? I’d like to follow you if that would be ok.
    I’m undoubtedly enjoying your blog and look forward to new updates.

  4. minecraft disse:

    I always spent my half an hour to read this website’s articles all the time along with a mug of coffee.

  5. minecraft disse:

    Way cool! Some very valid points! I appreciate you penning this article plus
    the rest of the site is also very good.

  6. I haven¡¦t checked in here for some time since I thought it was getting boring, but the last several posts are good quality so I guess I¡¦ll add you back to my everyday bloglist. You deserve it my friend :)

Deixe seu Comentário

Guest no horário do Servidor é Saturday, September 22, 2018 09:29:04

Connect with:



Sobre o Autor

Yan Cavalcanti, 22 anos, paraibano apaixonado por futebol desde pequeno. Graduando em Sistemas para Internet pelo IFPB, ex-aluno Marista, Estagiário da Dataprev, Goleiro ofensivo, gamer, e acima de tudo fã de um futebol bem jogado e analista da parte tática, sempre tentando arrumar uma forma de explicar uma partida de futebol.

Sobre o Blog

O Futeblog nasceu da vontade de compartilhar com o mundo minha visão sobre o futebol, espero aqui discutirmos de simples opiniões apaixonadas até questões táticas profundas, conto com ajuda de vocês para que possamos tornar esse blog uma ótima experiência fora das quatro-linhas, do passado ao presente, futeblog está aqui para que nós possamos mostrar como vermos esse esporte que é a maior paixão nacional de todas!

Enquete

Neymar está pronto para guiar a Seleção Brasileira em 2014?

View Results

Loading ... Loading ...