Olá pessoal! Nesse dia 02 de Maio, como todo dia 02 de cada mês, o IFFHS divulgou seu Ranking mundial. Nele aparecendo pela primeira vez o Vasco da Gama como primeiro colocado entre os brasileiros. Não entende? Acha que está errado? Vamos agora explicar para que todos possam entender o Ranking mais completo das equipes de futebol pelo mundo.

 

O que é IFFHS?

 

Antes de tudo, a primeira pergunta primordial: “O que é a IFFHS”? IFFHS é a sigla de Federação Internacional de História e Estatística do Futebol. Com sede na Alemanha, o instituto conta os mais diversos rankings (Em destaque o dos artilheiros do ano, de goleiros artilheiros, das ligas mais fortes, dos goleiros que passaram mais tempo sem sofrer gol, etc…), votações, recordes, além do resgate de estatísticas da história do futebol de até antes de 1900. Mas seu carro chefe com absoluta certeza é o Ranking Mundial de Clubes.

 

Ranking Atual

TOP 10


Como Funciona o Ranking:

 

No Ranking conta a pontuação de todos os jogos de primeira divisão, copas nacionais e torneios oficiais internacionais num período de um ano, por exemplo: A pontuação conseguida pelo Santos na Libertadores quase não conta mais, enquanto a pontuação do Vasco na Copa do Brasil e Brasileiro do ano passado e da Libertadores deste ano estão a todo vapor. Cada campeonato possui um peso dependendo da sua dificuldade, ou seja vencer uma partida na UEFA Champions vale 14 pontos, e uma vitória no Campeonato Espanhol vale 4 pontos.

 

Sistema de Pontuação para competições internacionais

 


Sistema de Pontuação para competições Nacionais

Todas as ligas são definidas em 4 níveis:

Do nível 4 fazem parte as ligas de: Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, França, Inglaterra e Itália

 

Curiosidades:

 

  • O Palmeiras (entre março e junho de 1999) foi o único brasileiro a liderar o Ranking. O feito aconteceu durante 4 meses, o Barcelona liderou por 44 meses e o Milan por 37.
  • Corinthians, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Vasco, Flamengo, São Caetano, Santos, Atlético Paranaense, São Paulo, Paraná, Fluminense, Palmeiras e Internacional já foram times do mês.
  • Zebras como Panathinaikos, Anderlecht, Universitário Lima, Cienciano, Zamalek, Esperance Tunis, Al Ahly, Defensor Sporting, BATE, Pohang, Zilina, Libertad e Rabotnik foram melhores equipes do mês ao menos uma vez.

 

Ranking Cumulativo:

 

Mais tarde vamos abordar o Rankings cumulativos, que contam todos os pontos de 1991 a 2000, e do Século 21 que contam os pontos de 2001 a atualmente.

 

***

Espero que tenham gostado, e comentem por favor, valeu!





Sobre o Autor

Yan Cavalcanti, 22 anos, paraibano apaixonado por futebol desde pequeno. Graduando em Sistemas para Internet pelo IFPB, ex-aluno Marista, Estagiário da Dataprev, Goleiro ofensivo, gamer, e acima de tudo fã de um futebol bem jogado e analista da parte tática, sempre tentando arrumar uma forma de explicar uma partida de futebol.

Sobre o Blog

O Futeblog nasceu da vontade de compartilhar com o mundo minha visão sobre o futebol, espero aqui discutirmos de simples opiniões apaixonadas até questões táticas profundas, conto com ajuda de vocês para que possamos tornar esse blog uma ótima experiência fora das quatro-linhas, do passado ao presente, futeblog está aqui para que nós possamos mostrar como vermos esse esporte que é a maior paixão nacional de todas!

Enquete

Neymar está pronto para guiar a Seleção Brasileira em 2014?

View Results

Loading ... Loading ...