É oficial, Luiz Felipe Scolari assumiu o comando da nossa Seleção Nacional. E com ele, Carlos Alberto Parreira foi escolhido para ser o coordenador de futebol. Uma escolha que seria razoável, torna-se interessante com a dupla. Tende em vista que o treinador do tetracampeonato nasceu para essa função, é um cara diferenciado que tem de tudo para ajudar a crescer a Seleção Brasileira, tanto na seleção principal, quanto nas categorias de base.

 

A escolha de Felipão não me atrai por 100%, mas olhando o mercado e o estilo das opções, torna-se bastante aceitável a escolha por dois campeões mundiais, mesmo que o treinador não tenha evoluído seus conceitos nesses 10 anos entre seus dois períodos à frente do time nacional. Então, tentamos destrinchar e prever como será a Seleção de Felipão, ao menos no início do seu trabalho que começa em Fevereiro de 2013.

 

A Volta dos Velhinhos

A volta de Felipão deve significar também a volta de jogadores experientes que andavam esquecidos. Robinho, Ronaldinho, Kaká, Maicon e Júlio César certamente terão suas chances. Quem sabe até Zé Roberto, Elano e Felipe Mello podem acabar pintando.

 

Centroavante Fixo

 

É praticamente impossível pensar num time de Luiz Felipe sem um centroavante fixo. Pode ter certeza que o selecionador nacional irá atrás do atacante ideal, Fred e Luís Fabiano saem na frente por serem jogadores mais cascudos, com razoável experiência internacional. Leandro Damião corre por fora, mas deve ser testado. Se aparecer um centroavante alto e especialista no jogo aéreo, ele deve ser testado para entrar no grupo.

 

Sem brecha para erro

 

Uma coisa é certa, atleta malandro não tem chance com Scolari. É só lembrar de Romário, que pediu dispensa da Copa América de 2001 para “fazer uma cirurgia no olho” e acabou indo fazer um torneio amistoso com o Vasco no México. Resultado: o baixinho, que era o capitão da seleção, nunca mais foi chamado. Um exemplo entre alguns outros atletas que faltaram com o treinador e saíram dos planos para a Copa de 2002. O atleta que sair da linha pode sair dos planos também, a exemplo de Marcelo, que saiu da linha algumas vezes e Mano Menezes ainda o deu outras chances!

 

Meio Campo Fechado

 

Sem sombra de dúvidas, o time de Felipão jogará com o meio campo mais fechado, com ao menos dois volantes de contenção. É provável que ele buscará um brucutu para tomar conta do meio campo, rasgando tudo. Se não encontrar, pode ser que use três volantes, a não ser que encaixe um sistema de marcação bem feito com os homens da frente. Vamos esperar.

 

Jogadores Multifunção

 

Em todas as equipes do nosso novo selecionador, é observado sempre aquele jogador que muda o sistema de jogo sem que seja efetuada nenhuma substituição. É o caso de Edmilson na Copa de 2002, que atuou como zagueiro e volante em boa parte do Penta. Existem jogadores assim, como o Hulk, que é forte no ataque e auxilia bem a marcação do meio campo. Além do mais, sempre há espaço para um atleta no banco que possa ser o coringa.

 

Espaço para todos?

 

Oscar entrou e mudou o jeito de jogar da seleção, virou camisa 10 e titular absoluto. Hulk entrou no time e não saiu mais, sempre constante e com boas atuações, ganhou o respeito do antigo treinador. Mas esses dois não estão assegurados. Oscar não é mais titular absoluto e Hulk corre o risco de nem ser chamado mais. Já Lucas, que não foi bem em nenhum jogo pela Seleção até hoje, deverá pintar com mais pompa que outros atletas que vem atuando melhor que ele.

 

Esboço Previsão

 

Esboço ofensivo



  1. quest bars disse:

    Hey there! I just wanted to ask if you ever have any trouble with hackers?
    My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing months of hard
    work due to no data backup. Do you have any solutions to
    prevent hackers?

  2. Hi there just wanted to give you a quick heads up and
    let you know a few of the images aren’t loading properly.
    I’m not sure why but I think its a linking issue.
    I’ve tried it in two different internet browsers and both show the same results.

Deixe seu Comentário

Guest no horário do Servidor é Wednesday, July 17, 2019 08:59:00

Connect with:



Sobre o Autor

Yan Cavalcanti, 22 anos, paraibano apaixonado por futebol desde pequeno. Graduando em Sistemas para Internet pelo IFPB, ex-aluno Marista, Estagiário da Dataprev, Goleiro ofensivo, gamer, e acima de tudo fã de um futebol bem jogado e analista da parte tática, sempre tentando arrumar uma forma de explicar uma partida de futebol.

Sobre o Blog

O Futeblog nasceu da vontade de compartilhar com o mundo minha visão sobre o futebol, espero aqui discutirmos de simples opiniões apaixonadas até questões táticas profundas, conto com ajuda de vocês para que possamos tornar esse blog uma ótima experiência fora das quatro-linhas, do passado ao presente, futeblog está aqui para que nós possamos mostrar como vermos esse esporte que é a maior paixão nacional de todas!

Enquete

Neymar está pronto para guiar a Seleção Brasileira em 2014?

View Results

Loading ... Loading ...