Primeira convocação de Felipão na sua nova fase na Seleção. Com mais ou menos mesmo tempo de trabalho da sua passagem antiga para a nova, Scolari começa a definir os rumos de sua seleção. Uma convocação boa até certo ponto na minha opinião, vale ressaltar que eu acertei praticamente toda a lista na minha previsão de ontem, apenas Luís Fabiano e Adriano não passaram pelo meu crivo, acertei até as novidades: Dante, Miranda e Filipe Luís! Vamos à lista e aos comentários logo a seguir.

 

 

Goleiros

Júlio César – QPR (Inglaterra)

Diego Alves – Valência (Espanha)

 

Laterais Direitos

Dani Alves – Barcelona (Espanha)

 

Zagueiros

David Luiz – Chelsea (Inglaterra)

Dante – Bayern de Munique (Alemanha)

Miranda – Atlético de Madrid (Espanha)

Leandro Castán – Roma (Itália)

 

Laterais Esquerdos

Filipe Luiz – Atlético de Madrid (Espanha)

Adriano – Barcelona

 

Volantes

Arouca – Santos

Ramires – Chelsea (Inglaterra)

Hernanes – Lazio (Itália)

Paulinho – Corinthians

 

Meias

Oscar – Chelsea (Inglaterra)

Lucas – PSG (França)

 

Atacantes

Neymar – Santos

Luís Fabiano – São Paulo

Ronaldinho – Atlético Mineiro

Fred – Fluminense

Hulk – Zenit (Rússia)

 

 

Surpresas

 

Embora Dante, Miranda e Filipe Luíz sejam considerados por muitos surpresas, estão atuando em grande nível na Europa, convocação muito acertada por Felipão, talvez Rafinha e Luís Gustavo, ambos do Bayern, possam ganhar chances no futuro.

 

Medalhões

 

Estava claro que Scolari traria alguns velhos nomes para a seleção, dentre eles os mais comentados foram Júlio César e Ronaldinho. Júlio César está se apresentando em grande estilo no QPR, sendo grande destaque da fraca equipe inglesa, suas últimas exibições lembram o velho Júlio César dos tempos do Inter. Já Ronaldinho, embora pessoalmente eu não o ache mais jogador de seleção, fez uma grande temporada pelo Atlético-MG e se manter o ritmo, é um jogador que pode ajudar no grupo, talvez não como titular. Fred e Luís Fabiano voltam e agora podem brigar pela vaga de número 9, já que Felipão não coloca clube em campo sem um bom centroavante.

 

Base Mantida

 

Uma das minhas grandes dúvidas na seleção era o futuro de Hulk, Diego Alves e Adriano, mas o novo selecionador preferiu manter esses jogadores que foram bem com a amarelinha, especialmente Hulk, que foi peça fundamental na equipe de Mano. O atacante do Zenit deverá ser reserva em primeiro momento, mas foi bom ver sua manutenção, assim como a do Diego Alves, muito bem lá no Valência.

 

Quem faltou?

 

Claro que nunca vai haver unanimidade numa convocação de seleção, mas senti falta de Diego Cavalieri, além de ser o goleiro em melhor fase no Brasil, há uma pressão da mídia por sua convocação. Kaká também não foi chamado, algo justo tendo em vista que ele praticamente não joga, nem Robinho voltou a ser chamado, então Felipão mostra que, mesmo experiente e com rodagem com a amarelinha, o jogador precisa mesmo é de estar em boa fase para ser chamado!

 

Afinal?

 

A primeira convocação da nova ERA FELIPÃO, na minha opinião, foi a melhor possível. Trouxe de volta atletas experientes e em boa fase, manteve alguns jogadores que corresponderam na ERA MANO e está apostando nos jovens. A convocação em si foi muito boa. Podemos contestar apenas nomes como Hernanes e Adriano dentro da lista e Diego Cavalieri fora, mas é pouco, talvez tenha chegado perto da unanimidade. Agora tem de mostra dentro das quatro linhas!

 

Comparar

 

Só para motivos de comparação, aqui a primeira convocação de Felipão em 2001, em negrito estão os jogadores que foram ao mundial:

 

Goleiros: Marcos e Dida;

Zagueiros: Lúcio, Antônio Carlos, Roque Júnior e Cris;

Laterais: Cafu, Beletti, Roberto Carlos e Serginho;

Volantes Mauro Silva, Emerson e  Fábio Rochemback;

Meias: Rivaldo, Alex e Juninho;

Atacantes: Euller; Ewherton, Geovanni, Romário, Jardel e Élber

 

Times Base

 

Ofensivo, mas improvável

Acho esse time mais interessante, mas prefiro Oscar no lugar de Ronaldinho

 

Mais provável

Equipe mais defensivo, provavelmente será assim que se iniciará. David Luiz pode fazer a função de volante no lugar de Arouca. E mais uma vez, prefiro Oscar que Ronaldinho, mas Ronaldinho deve ser escolhido!





Sobre o Autor

Yan Cavalcanti, 22 anos, paraibano apaixonado por futebol desde pequeno. Graduando em Sistemas para Internet pelo IFPB, ex-aluno Marista, Estagiário da Dataprev, Goleiro ofensivo, gamer, e acima de tudo fã de um futebol bem jogado e analista da parte tática, sempre tentando arrumar uma forma de explicar uma partida de futebol.

Sobre o Blog

O Futeblog nasceu da vontade de compartilhar com o mundo minha visão sobre o futebol, espero aqui discutirmos de simples opiniões apaixonadas até questões táticas profundas, conto com ajuda de vocês para que possamos tornar esse blog uma ótima experiência fora das quatro-linhas, do passado ao presente, futeblog está aqui para que nós possamos mostrar como vermos esse esporte que é a maior paixão nacional de todas!

Enquete

Neymar está pronto para guiar a Seleção Brasileira em 2014?

View Results

Loading ... Loading ...