A convocação para Copa das Confederações reflete nosso estado atual: pouca realidade e muita promessa. Temos atletas com potencial enorme, mas que ainda precisam evoluir muito para serem considerados bons para a Seleção Brasileira. Finalmente deixou-se para trás a regra de que é necessário ter jogadores velhos no comando de ataque, especialmente alguém que não é um bom líder. É assim com a Alemanha, é assim com a Espanha.

 

 

Muito embora Ronaldinho esteja em fase iluminada em seu clube, desde 2005 ele não repede boas atuações pela Seleção, isso é fato! Se ao menos fosse um líder e trouxesse efeito benéfico ao ambiente, mas nem isso. E como sabemos, Felipão não perdoa, foi assim com Romário e com outros tantos.

 

 

A única ausência a ser sentida, em minha opinião, é a de Ramires. O volante do Chelsea pisou na bola, justamente no momento em que Lucas fez totalmente o inverso. Não se apresentar na seleção no dia e hora marcado são erros, mas não o faze-lo por questões bobas é realmente difícil de perdoar, deverá correr muito para conseguir outra chance.

 

A LISTA

Goleiros

Júlio César (QPR – Inglaterra)

Diego Cavalieri (Fluminense)

Jefferson (Botafogo)

 

Zagueiros

Thiago Silva (PSG – França)

David Luiz (Chelsea – Inglaterra)

Dante (Bayern – Alemanha)

Réver (Atlético Mineiro)

 

Laterais

Dani Alves (Barcelona – Espanha)

Jean (Fluminense)

Marcelo (Real Madrid – Espanha)

Filipe Luiz (Atlético de Madrid – Espanha)

 

Volantes

Fernando (Grêmio)

Hernanes (Lazio – Itália)

Paulinho (Corinthians)

Luiz Gustavo (Bayern – Alemanha)

 

Meias

Oscar (Chelsea – Inglaterra)

Lucas (PSG – França)

Bernard (Atlético Mineiro)

Jadson (São Paulo)

 

Atacantes

Fred (Fluminense)

Neymar (Santos)

Hulk (Zenit – Rússia)

Leandro Damião (Internacional)

 

Resultado Selechute

Acertos 21

Erros 2 (Ronaldinho e Pato)

 

Comentários


Os nomes são bons, no gol é isso mesmo. Na defesa, sou contra improvisação, mas Jean atuou bem tanto como volante, tanto como lateral, vaga merecida. Laterais esquerdos e na zaga tudo perfeito. Os volantes podem se discutir Luiz Gustavo no lugar de Ramires, mas só isso. O volante do Bayern ainda pode atuar como lateral esquerdo.

 

 

Do meio pra frente de discutíveis apenas Leandro Damião e Jadson. O primeiro foi convocado por suas características, é o tipo de jogador que não pode faltar num time de Felipão. Já Jadson mostrou-se muito voluntarioso e suas exibições agradaram.

 

 

Acho que a lista não está ruim, nosso momento atual que está, mas com certo tempo de treinamento o time pode acabar encaixando e finalmente vai que acaba rolando do time jogar bem, só o tempo irá dizer. Mas, Marin já colocou uma pressãozinha na coletiva ao dizer: “Espero profundamente que Felipão e Parreira estejam conosco ano que vem!”

 

Esquemas Possíveis


4-2-3-1 Habitual


3-5-2 ou 4-4-2



4-4-2 Losango






Sobre o Autor

Yan Cavalcanti, 22 anos, paraibano apaixonado por futebol desde pequeno. Graduando em Sistemas para Internet pelo IFPB, ex-aluno Marista, Estagiário da Dataprev, Goleiro ofensivo, gamer, e acima de tudo fã de um futebol bem jogado e analista da parte tática, sempre tentando arrumar uma forma de explicar uma partida de futebol.

Sobre o Blog

O Futeblog nasceu da vontade de compartilhar com o mundo minha visão sobre o futebol, espero aqui discutirmos de simples opiniões apaixonadas até questões táticas profundas, conto com ajuda de vocês para que possamos tornar esse blog uma ótima experiência fora das quatro-linhas, do passado ao presente, futeblog está aqui para que nós possamos mostrar como vermos esse esporte que é a maior paixão nacional de todas!

Enquete

Neymar está pronto para guiar a Seleção Brasileira em 2014?

View Results

Loading ... Loading ...