A seleção brasileira entrou na competição com certa dúvida, o futebol havia melhorado um pouco, mas a desconfiança ainda tomava conta do torcedor brasileiro. O Brasil pegou apenas jogos difíceis e acabou se sagrando o grande campeão. O time jogou de forma organizada, consistente e ofensiva, um tapa na cara de todos aqueles que taxavam Scolari de retranqueiro.

 

Os Jogos


Brasil Brasil 3 x 0 Flag of Japan.svg Japão

The video cannot be shown at the moment. Please try again later.

 

Brasil Brasil 2 x 0 Flag of Mexico.svg México

The video cannot be shown at the moment. Please try again later.

 

Brasil Brasil 4 x 2 Flag of Italy.svg Itália

The video cannot be shown at the moment. Please try again later.


 

Brasil Brasil 2 x 1 Flag of Uruguay.svg Uruguai

The video cannot be shown at the moment. Please try again later.


 

Brasil Brasil 3 x 0 Flag of Spain.svg Espanha

The video cannot be shown at the moment. Please try again later.

 

A Equipe

 

Na Copa das Confederações, Felipão conseguiu montar um time, estabelecendo padrão de jogo e uma formação base. Ainda por cima foi favorecido pelo fato de não ter tido contusões ou suspensões, pôde repetir o time em praticamente todos os jogos e foi isso o que ele fez.

 

Armou a equipe num moderno 4-2-3-1 equilibrado, bem defensivamente, bem ofensivamente. Hulk, Oscar e Neymar fizeram corretamente a composição do meio campo, enquanto Paulinho aparecia bem, sempre que possível, na linha de ataque. Daniel Alves e Marcelo tiveram certa liberdade, mas nunca os dois ao mesmo tempo. Liberdade tal, ocasionado por Luiz Gustavo, esse sim um marcador nato e bom distribuidor, sempre pouco notado, mas muito importante.

 

Vale salientar que deu liga, o time se encaixou e finalmente mostrou algo. Foi tão bem que fica até complicado mexer no time titular. Os pedidos por Lucas foram abafados, em parte pela boa exibição de Hulk e em outra parte, pelo fraco desempenho do ex-São Paulino, que acabou perdendo a vaga de reserva para Bernard.

 

Fred começou mal a competição, muito isolado e quando aparecia uma chance, era individualista. Mas no final fez o que sabe fazer e com muito exito. Júlio César não se pode nem falar, inseguro na estreia, mostrou-se um completo líder e também fez calar os pedidos por Jefferson e Cavalieri. A zaga, intocável, o as vezes louco as vezes raçudo David Luiz se encaixou completamente com o experiente e tranquilo Thiago Silva. O geral foi muito positivo e a impressão que ficou foi muito boa.

 

Felipão

 

Fez o que melhor sabe fazer: Trabalhar sobre pressão. Não adianta a imprensa ou a torcida pedir algum jogador, Scolari é um treinador que costuma seguir suas convicções o tempo todo e, mais uma vez, deu certo. Ramires era o melhor volante brasileiro em atividade, mas mostrou falta de compromisso, assim ficou de fora e dificilmente voltará, caso de Ronaldinho, que não correspondeu em campo e também pecou no compromisso com a seleção.

 

A convicção maior de Felipão veio com Hulk, o atleta foi colocado numa posição tática que poucos desempenham, um atacante que volta até a defesa para ajudar o lateral do lado em que está jogando e ainda ataca com muita qualidade, errou alguns passes e não marcou gol, mas foi imprescindível ao esquema da equipe, algo que Lucas não consegue fazer, já que joga apenas do meio campo para frente.

 

Outra convicção que deu frutos foi a de jogar com centroavante fixo, peça pouco usada hoje em dia, Felipão manteve Fred com a 9 o tempo todo, ele começou mal, mas terminou a competição com gols importantes, carimbando vaga para cadeira cativa da seleção.

 

Jogador por Jogador

 

JEFFERSON

1. Jefferson

Não Jogou.

 

JULIO CESAR

12. Júlio César

Líder e fez defesas importantes, voltando a ser parecido com o goleiro que foi há alguns anos.

 

DIEGO CAVALIERI

22. Diego Cavalieri

Se destacou apenas pela foto da discórdia.

 

DANI ALVES

2. Dani Alves

Não atuou mal, mas não teve participação memorável em jogo algum, melhorou no aspecto defensivo.

 

15. Jean

Reserva de luxo.

 

THIAGO SILVA

3. Thiago Silva

Falhou contra o Uruguai, mas fez uma boa competição no geral, sempre calmo e bem tecnicamente.

 

DAVID LUIZ

4. David Luiz

Mostrou muita raça e caiu nas graças da torcida. Mas foi muito violento e estabanado em algumas partidas.

 

DANTE

13. Dante

Entrou em campo sempre com muita vontade, marcou um gol e não foi muito exigido.

 

REVER

16. Réver

Não jogou.

 

MARCELO

6. Marcelo

Atuou bem, não foi expulso e jogou melhor defensivamente.

 

FILIPE LUIS

14. Filipe Luís

Não jogou.

 

FERNANDO

5. Fernando

Jogou apenas uma partida, pouco fez.

 

HERNANES

8. Hernanes

Reserva número 1 de Felipão, entrando sempre com qualidade de toque e bons chutes de longe.

 

LUIZ GUSTAVO

17. Luiz Gustavo

Mesmo quase invisível em campo, foi fundamental na conquista. Homem base do meio campo, fez corretamente a cobertura dos dois laterais e a função de terceiro-zagueiro.

 

PAULINHO

18. Paulinho

Alguns jogos muito preso, mas se soltou com o decorrer das partidas e terminou sendo um dos melhores da competição.

 

LUCAS

7. Lucas

Foi mal sempre que entrou, perdeu espaço.

 

OSCAR

11. Oscar

Brilhou pouco, deu passes precisos mas desaparecia em algumas partidas. No final fez uma competição razoável.

 

BERNARD

20. Bernard

Colocou fogo sempre que entrou, mudando as partidas. Pode ter ganho a vaga de primeiro reversa no meio campo.

 

JADSON

23. Jádson

Entrou pouco tempo e fez o que sabe, circular e distribuir, mas nada demais.

 

FRED

9. Fred

 

Começou medianamente a competição, parecia estar em outro mundo. Mas quando o cerco apertou ele apareceu e foi decisivo, típico centroavante.

 

NEYMAR

10. Neymar

 

Melhor do torneio e ponto final!

 

HULK

19. Hulk

 

Jogou bem, foi participativo e brigou o tempo todo, importante defensivamente e ofensivamente, deve ter ganho cadeira cativa.

 

JO

21. Jô

 

Se movimentou bem e marcou gols de oportunista, entrou na briga para uma vaguinha para a Copa.


  1. Wonderful website. A lot of helpful info here. I am sending it to some buddies ans additionally sharing in delicious. And certainly, thank you to your sweat!

  2. I savour, cause I found just what I used to be taking a look for. You have ended my four day long hunt! God Bless you man. Have a nice day. Bye

  3. I¡¦ve been exploring for a bit for any high quality articles or blog posts in this sort of house . Exploring in Yahoo I eventually stumbled upon this web site. Studying this info So i¡¦m happy to show that I’ve an incredibly just right uncanny feeling I discovered just what I needed. I most definitely will make sure to do not omit this website and provides it a glance regularly.

Deixe seu Comentário

Guest no horário do Servidor é Thursday, January 17, 2019 07:39:27

Connect with:



Sobre o Autor

Yan Cavalcanti, 22 anos, paraibano apaixonado por futebol desde pequeno. Graduando em Sistemas para Internet pelo IFPB, ex-aluno Marista, Estagiário da Dataprev, Goleiro ofensivo, gamer, e acima de tudo fã de um futebol bem jogado e analista da parte tática, sempre tentando arrumar uma forma de explicar uma partida de futebol.

Sobre o Blog

O Futeblog nasceu da vontade de compartilhar com o mundo minha visão sobre o futebol, espero aqui discutirmos de simples opiniões apaixonadas até questões táticas profundas, conto com ajuda de vocês para que possamos tornar esse blog uma ótima experiência fora das quatro-linhas, do passado ao presente, futeblog está aqui para que nós possamos mostrar como vermos esse esporte que é a maior paixão nacional de todas!

Enquete

Neymar está pronto para guiar a Seleção Brasileira em 2014?

View Results

Loading ... Loading ...